24 de abril de 2010

Você tem uma estratégia de carreira?



A qualquer profissional que você faça essa pergunta, a resposta será provavelmente afirmativa. Na prática a coisa é bem diferente...
A maioria dos profissionais deixam-se conduzir pelos acontecimentos, isto é, o grande impulso de suas carreiras vem de fora, do mundo, dos fatos. Isso não é ter uma estratégia, é tentar decidir e reagir inteligentemente à medida que as ondas vêm e vão. Ter uma estratégia é decidir o que se quer fazer, buscar os meios para isso e ir em frente, assumindo as alegrias e riscos que essa caminhada direcionada traz.
Sabe quais são as ameaças que estão vindo (e estão) para sua posição atual? Não? Então… Tem certeza de que o cargo atual é aquele mais ‘capaz de trazer realização? Não? shiiiii.

Falando em estratégia profissional logo me vem a cabeça, plano de carreira.
Ouço tanta gente nas entrevistas falarem em plano de carreira, crescimento .... etc

...Pergunta: Porque saiu da ultima empresa ?
- Ah, não tinha plano de carreira, não tive um crescimento ....
Há quanto tempo esteve nessa empresa ?
- 1 ano !

É brincadeira né !? Só pode ser. O cara quer plano de carreira, crescimento etc ...
EM 1 ANO. Ficou desmotivado porque não cresceu muito em 1 ANO !!!!????
Tem experiência de quantos anos? É formado? Tem cursos na área? Fala Inglês? Espanhol? Esta em uma faculdade no mínimo? No caso da área de TI ... tem certificações ??? (muito importante ... da até pra esquecer facul).
Pessoas assim me assustam.
Do mesmo jeito que estão saindo de lá por questão de receber um pouco a mais, vai sair daqui em 1 ano por uma vaga que ofereça um pouco a mais de salário. Tomo muito cuidado com esse perfil de profissional. Não contrato. Temos que pensar em tudo, neste candidato hoje daqui a 5 anos na empresa. O que vai trazer de bom, vai acrescentar algo??
Claro que não é o caso de todo mundo... Às vezes as empresas não dão realmente um plano, uma expectativa de crescimento, nada ... é tudo bagunçado.... ai é ouuutra história .... questões de gestão ... talvez em outro post.

Um comentário:

Esvazie seus pensamentos aqui!