24 de abril de 2010

Conselho para quem tem medo de entrevista de seleção


Aproveitando o post anterior ... com o pique no RH
Não é raro, várias pessoas que não comparecerem para a entrevista ou dinâmica, para as quais foram convidadas.
Daí fico me perguntando, o que poderá ter acontecido? Por que esse tipo de situação tem se repetido com tanta freqüência? Será que os candidatos têm medo da entrevista de seleção? E se têm medo, é medo de que, efetivamente?

Vêm-me à mente os meus próprios medos diante de uma situação como essa: medo de não agradar, medo de não ser a escolhida, de não ser aceita, de descobrir minhas limitações, medo de decepcionar quem acredita em mim, medo de desejar demais uma possibilidade e ela não se efetivar, medo de me decepcionar, de me iludir, medo de não ter a idade certa, de não ter a aparência adequada, medo da novidade, medo da rotina, medo da mudança, medo de não ter coragem, medo de parecer que tenho medo de alguma coisa.
A lista de medos é imensa!
Contudo, aprendi que o medo é necessário para nossa sobrevivência, pois sem medo a gente pode se colocar em sucessivas situações de risco, risco de vida inclusive. O que não pode acontecer é do medo nos paralisar, nos deixar inertes diante de um determinado evento. Apesar do medo, temos que enfrentar as situações em que somos desafiados. Aprender a confiar em nós mesmos, em nossas habilidades e competências, faz com que nos sintamos mais fortes e com entusiasmo para superar as dificuldades. Saber que somos eternos aprendizes e que nossa capacidade de aprendizado é infinita faz com que nosso compromisso seja com a constante superação da ignorância, no sentido daquilo que ainda ignoramos porque ainda não aprendemos.
Então, se você é uma dessas pessoas que tem fugido das entrevistas e dinâmicas de seleção, permita-me dar-lhe um conselho. Sei que conselhos por vezes não são bem-vindos, principalmente quando não são solicitados, mas creio que devo correr esse risco.
Venha, sente-se confortavelmente, deixe-se relaxar que o que eu tenho a lhe perguntar não lhe agredirá, nem tampouco o fará perturbar-se.
É preciso que saiba que nasceu com muitos dons. Saiba que possui inúmeras qualidades e que é necessário descobri-las em si mesmo. Mostre-se! Revele suas potencialidades. Aproveite cada oportunidade que surgir para compartilhar suas habilidades e experiências com outras pessoas.
Reconheça sua força e seus talentos.
Que este exercício possa lhe fortalecer para encarar de frente a próxima entrevista. Lembre-se de que o “não” você já tem, corra o risco e vá em busca de um “sim”.

Um comentário:

  1. Medo da Entrevista não é pior do que a ansiedade do Passei ou não passei.....rs

    ResponderExcluir

Esvazie seus pensamentos aqui!