22 de setembro de 2010

São Thomé das Letras

Estava pesquisando sobre São Thomé porque vou em uma escursão em novembro pra lá. Ja ouvi varias historias sobre a cidade do sul de Minas, que é uma cidade mística, que é conhecida como cidade das pedras, que tem uma vibração diferente ... sendo assim, vou conhecer no feriado de 15 de novembro.
Segue o que encontrei a respeito.


" Existem diversas atrações de visita obrigatória, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa-da-Pirâmide, Formações Rochosas - a da Bruxa é a mais famosa, construções em pedra e as cachoeiras - Shangri-lá, Eubiose, Véu de Noiva, Paraíso e da Lua, entre outras.

Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: "Cidade Mística".
Todos os cultos e credos convivem em São Tomé. É gratificante conversar com os moradores com suas histórias extraordinárias. Mas quem sabe se são verdadeiras mesmo? A explicação para tanto misticismo é porque a cidade foi construída em cima de uma rocha de quartzito que armazena energia cósmica e telúrica. São Tomé é considerada uma das sete cidades sagradas do mundo.
A cidade é simples e rústica. Tem pouco mais de 5000 habitantes. Como a região fica em cima de uma grande formação rochosa é tudo feito a base de pedra. Desde as ruas, casas e igrejas. O clima é frio, devido a altura. Mesmo no verão é conveniente levar vários agasalhos para a noite.

Um dos principais atrativos é a subida até a pirâmide, no lado alto da cidade. Trata-se de uma construção sobre uma rocha. Ninguém sabe ao certo quem construiu. Dizem até que foi feita para pouso de óvnis. Mesmo que você não acredite muito nessas histórias, vale a pena mesmo que seja pela vista: um espetáculo, principalmente no por-do-sol.

Durante o dia, uma boa opção é curtir as cachoeiras, como a bela VALE DAS BORBOLETAS que recebeu este nome devido a centenas de borboletas coloridas passearem por lá, principalmente durante a primavera. Outra bela cachoeira, a DA EUBIOSE fica pertinho, a cerca de 3km na estrada de Caxambú. Saindo um pouco da luz do dia, vale explorar a Gruta de São Tomé, onde diz a lenda, o próprio santo teria escrito algumas palavras.

A cidade possui poucos restaurantes, (fora das estação alguns não abrem à noite). Um boa opção é Restaurante das Magas, num ambiente com salões dentro de uma casa de pedra. (35/237-1240) São Tomé é a cidade das lendas, dos misticismos, das pedras e paisagens infinitas onde um povo alegre e simples nos faz esquecer de qualquer problema do dia-a-dia.
"

























4 comentários:

  1. Lá é um dos Lugares que estão na minha lista de Viagem, um lugar Total Hipponga, mais que isso só Piri...(pirinópolis), mas dá uma olhada no Roteiro desta excursão Cris, porque são tomé tem muitas, muitas cachoeiras e elas ficam distante da Vila principal no Centro, sempre me indicaram ir pra lá de Carro pra conhecer a cidade toda, porque no Trekking levaria muito tempo!
    Mas fez uma ótima escolha é um lugar lindo, tenho amigos que viram de Verdade e me mostraram até a reportagem de seres extra terrestres lá!
    I BELIEVE....
    Mas não conta pra ninguém que eles também tinham tomado DOCE...kakakakkka

    Mas viram... eu vi a reportagem... tinha umas 400 pessoas no pico... não foi uma Viagem coletiva!

    ResponderExcluir
  2. É eu fiquei sabendo que é longe, me disseram que o centro é 13 KMs do camping ... mas teremos uma Van que ficará a disposição. bjs

    ResponderExcluir
  3. Entendi, assim fica bom até, apesar de você ter que ficar um pouco presa aos passeios coletivos.... Mas... 13km não é muito não... dá pra ir andando pra outros picos... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu achei São Thomémais roots do que Pirenópolis

    ResponderExcluir

Esvazie seus pensamentos aqui!