2 de agosto de 2009

O bom das sementes


Adoro saber tudo sobre todo tipo de alimento, não posso ver nada a respeito que já quero saber. Tenho até livros sobre isso. Gosto tanto que antes de começar a estudar estava muito em duvida se estudaria ou não Nutrição. Numa de minhas passeadas, encontrei essa matéria sobre sementes que são Fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas, elas ganham espaço por sua ação antioxidante, reguladora do funcionamento intestinal, protetora contra doenças cardiovasculares e envelhecimento. Além disso, contêm magnésio, essencial na formação do esqueleto e no combate à osteoporose.
Conheça a importância de algumas:

Semente de linhaça: possui, além de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, 27 componentes anticancerígenos que agem na prevenção do câncer de próstata, de cólon e de pulmão. Outra grande característica é ser a mais rica fonte de ômega-3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares. "É uma semente muito benéfica. A linhaça tem cinco vezes mais fibras que a aveia, e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais. Portanto, é um alimento importante para o bom funcionamento do intestino", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional (SP).

Semente de abóbora: ela é repleta de potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial. Por dia, homens e mulheres precisam de 2000 mg do mineral, e a semente possui 919 mg. Além disso, é rica em fibra, que funciona bem contra a prisão de ventre, e vitamina A, boa para os olhos por prevenir doenças como a degeneração macular. "Outro diferencial da semente de abóbora é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento", afirma a especialista.

Semente de girassol: tem fibra, vitamina A, e é rica em gordura monoinsaturada, nutriente considerado essencial por afastar males cardiovasculares, grande medo da atualidade. O mineral da semente de girassol, o magnésio, também é uma procura da sociedade moderna, pois ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose. Homens e mulheres precisam de 420 mg de magnésio por dia, e 100 g dessa semente possuem 354 mg.

Semente de gergelim: é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, além de altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças à ação emoliente e suavemente laxante. Evita prisão de ventre, hemorroidas e câncer de colón."

Fonte:
Clínica Equilíbrio Nutricional

2 comentários:

  1. Oie!
    Nossa mto tudo seu blog...
    Adorei o post...eu tb adoro sementes.. tomo na vitamina semente de linhaça td dia.. é mto bom!!!
    Adore sua visita...bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, Obrigada!
    Vim retribuir a sua visitinha.
    Seu blog está super interessante.
    As sementes são ótimas para o nosso organismo. Elas ajudam a repor algumas vitaminas que necessitamos. Faz muito bem quem inclui sementes na alimentação. Bjs

    ResponderExcluir

Esvazie seus pensamentos aqui!